A influência da mídia e a busca pela beleza.
A mídia exerce forte influência sobre o comportamento das pessoas. Esta influência abrange desde a pequenos hábitos aos mais complexos e exigentes. Uma destas influências diz respeito a beleza física, onde a aparência do corpo torna-se quase uma obsessão e o esforço para se atingir um ideal perfeito torna-se muito grande.

O culto ao corpo é uma das características mais visíveis da sociedade moderna. A busca por produtos que retarda o envelhecimento, que deixa a pele mais bonita, o cabelo sempre forte e vigoroso, o corpo sempre rígido e sarado tornou-se uma verdadeira maratona, instigada pela mídia em geral que a todo tempo veicula em sua programação a ideia de que existe um ideal perfeito para o corpo e que todos precisam se adequar aquele ideal.

As academias, que a princípio é algo bom, pois necessária a manutenção da saúde, nem sempre é utilizada com essa única finalidade, também não há mal se fosse utilizada para manter uma certa beleza ao corpo. No entanto, influenciada pela cultura midiática que endeusou o corpo humano, as pessoas fazem um esforço descomunal, chegam mesmo a desfigurar o próprio corpo para se parecer com algo ou alguém, que no ideário da mídia é o modelo perfeito. As consequências desse culto ao corpo são inúmeras, as vezes a busca que é para ser por saúde, torna-se o motivo para o adoecimento.

Padrão de beleza sempre foi variável, e depende do tempo e do lugar. Cada época tem suas “esquizofrenias” pela beleza e sua maneira de cultuar o corpo. Na modernidade o diferencial vem do forte poder de influência das mídias, que além das mídias televisivas, ganhou força em dobro com as redes sociais, os principais veículos de informação na atualidade.


Comentários